Lobotomia, o polêmico procedimento no cérebro que era considerado 'mais fácil do que tratar uma dor de dente'
01/01/2026
(Foto: Reprodução) Dezenas de milhares de lobotomias foram realizadas em países como os Estados Unidos e o Reino Unido nas décadas de 1940 e 1950 em pacientes com problemas mentais graves. Mas podemos condenar os cirurgiões que as praticaram?
Getty Images via BBC
Hoje em dia parece incrível, mas houve um tempo em que a lobotomia era celebrada como uma cura milagrosa, descrita pelos médicos e pela mídia como "mais fácil do que curar uma dor de dente".
Somente no Reino Unido, mais de 20 mil lobotomias foram realizadas entre o início dos anos 1940 e o final dos anos 1970.
No Brasil, a estimativa é de mil procedimentos até meados da década de 50.
Geralmente, as lobotomias eram praticadas em pacientes com esquizofrenia, depressão grave ou transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) — mas também, em alguns casos, em pessoas com dificuldades de aprendizagem ou com comportamento agressivo.
Enquanto uma minoria teve melhora em seus sintomas após o procedimento, algumas pessoas ficaram grogues, incapazes de se comunicar, andar ou se alimentar.
Mas levou anos para os profissionais de saúde perceberem que os efeitos negativos superavam os benefícios e que os medicamentos desenvolvidos na década de 1950 eram mais eficazes e muito mais seguros.
Roteiristas e diretores de cinema não foram gentis com os médicos que realizaram as lobotomias.
Filmes e séries, como Ratched, da Netflix, retrataram cirurgiões sádicos que atacam pessoas vulneráveis e deixam pacientes em estado vegetativo.
A realidade, porém, é muito mais complexa.
Tentando ajudar
Os lobotomistas eram frequentemente profissionais progressistas, movidos pelo desejo de melhorar a vida de seus pacientes.
Na década de 1940, não havia tratamentos eficazes para os doentes mentais graves.
Os médicos haviam experimentado terapia de choque com insulina e terapia eletroconvulsiva. O sucesso foi limitado, e asilos estavam lotados de pacientes que não tinham esperança de serem curados ou de voltar para casa.
Foi neste contexto que o neurologista português Egas Moniz desenvolveu a leucotomia pré-frontal (mais tarde chamada de lobotomia), que possibilitou o surgimento da psicocirurgia — pela qual ganhou o Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1949, partilhado com o fisiologista suíço Walter Rudolf Hess.
Seu procedimento consistia em fazer dois orifícios no crânio e inserir um instrumento afiado no tecido cerebral.
Ele então o movia para frente e para trás para cortar as conexões entre os lobos frontais e o resto do cérebro.
"Ele se baseava nessa visão terrivelmente rude e simplista do cérebro, que via como um mecanismo simples no qual você poderia simplesmente colocar as coisas. A ideia era que pensamentos obsessivos e angustiantes giravam e giravam e, ao interromper o circuito, era possível parar esses pensamentos", explica o neurocirurgião e escritor Henry Marsh.
"Na verdade, o cérebro é absolutamente complicado e nem começamos a entender como tudo está interligado."
Moniz relatou que seus primeiros 20 pacientes tiveram uma melhora dramática.
O jovem neurologista americano Walter Freeman ficou muito impressionado.
Com seu parceiro colaborador, James Watts, Freeman realizou a primeira lobotomia nos Estados Unidos em 1936 e, no ano seguinte, o jornal americano The New York Times se referiu à operação como "a nova 'cirurgia da alma".
Mas, no início, o procedimento era complicado e demorado.
Walter Freeman demonstrando sua técnica de lobotomia transorbital em 1949
Getty Images via BBC
Enquanto trabalhava no St Elizabeths Hospital, o maior hospital psiquiátrico do país, na capital Washington, Freeman ficou chocado com "a perda de pessoal e da capacidade feminina" que testemunhou lá.
Ele queria ajudar os pacientes a sair do hospital e estabeleceu para si mesmo o objetivo de tornar a lobotomia mais rápida e barata.
Com isso em mente, em 1946, ele concebeu a "lobotomia transorbital", na qual instrumentos de aço que pareciam pontas de gelo eram martelados no cérebro através dos ossos frágeis na parte de trás das órbitas oculares.
O tempo de operação foi reduzido drasticamente e os pacientes não precisavam de anestesia: simplesmente eram nocauteados antes da operação com uma máquina de "eletrochoque" portátil.
'Lobotomias com picador de gelo'
Freeman dirigia pelos Estados Unidos durante as longas férias de verão para realizar suas "lobotomias com picador de gelo", às vezes levando seus filhos com ele.
E embora tenha sido inicialmente descrita como uma cirurgia de último recurso para pacientes psiquiátricas com as quais todos os outros tratamentos fracassaram, Freeman começou a promover a lobotomia como uma cura para tudo — desde doenças mentais graves a depressão pós-parto e fortes dores de cabeça, dor crônica, indigestão nervosa, insônia e dificuldades comportamentais.
Um colega de Freeman, James Shanklin, preparando um paciente para lobotomia transorbital.
Getty Images via BBC
Muitos pacientes e suas famílias ficaram gratos a Freeman, que ficou com caixas cheias de cartas de agradecimento e cartões de Natal enviados por eles.
Mas em outros casos, os resultados foram desastrosos.
Uma das pacientes de Freeman foi Rosemary Kennedy, irmã do futuro presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy.
Ela ficou com incontinência e incapaz de falar claramente após uma lobotomia aos 23 anos.
Ao longo de sua carreira, Freeman realizou lobotomias em 3,5 mil pacientes, incluindo 19 crianças — a mais jovem com apenas 4 anos de idade.
'Pacientes piores eram os que haviam feito uma lobotomia'
No Reino Unido, o neurocirurgião Wylie McKissock realizou sua própria variação da lobotomia em cerca de 3 mil pacientes.
"Esta não é uma operação demorada. Uma equipe competente em um hospital psiquiátrico bem organizado pode realizar quatro dessas operações em duas a duas horas e meia", gabou-se.
"A leucotomia pré-frontal bilateral real pode ser realizada por um neurocirurgião devidamente treinado em seis minutos e raramente leva mais de 10", acrescentou ele.
Graças em grande parte a McKissock, mais lobotomias per capita foram realizadas no Reino Unido do que nos Estados Unidos.
Como estudante de medicina na década de 1970, Henry Marsh aceitou um emprego como assistente de enfermagem em um hospital psiquiátrico — que ele descreveu como "a enfermaria terminal onde os casos perdidos iam morrer".
Lá, ele viu em primeira mão os efeitos devastadores da lobotomia.
"Tornou-se dolorosamente aparente que não havia acompanhamento adequado para esses pacientes", diz ele.
"Os pacientes que eram os piores, os mais apáticos, os que haviam sido desenganados, eram os que haviam feito uma lobotomia."
Todos foram operados por McKissock e seus assistentes.
Depois que Marsh foi treinado como neurocirurgião, um tipo de procedimento chamado de leucotomia límbica ainda era usado.
Marsh a descreve como "uma espécie de versão microscópica, muito mais refinada, do tipo de lobotomias que as pessoas faziam muitos anos antes".
Ele mesmo realizou essa operação em uma dúzia de pacientes com TOC grave em 1990.
"Eles eram todos suicidas, todos os outros tratamentos falharam. Então eu não fiquei particularmente preocupado, embora eu preferisse não fazer [o procedimento]", diz ele.
"Depois, não atendi os pacientes, era puramente técnico. Os psiquiatras envolvidos me garantiram que as operações foram um sucesso."
Questionado como se sente sobre essas operações agora, Marsh diz que "não gostava de fazê-las" e que ficou "muito feliz em deixar a cirurgia".
Freeman popularizou 'lobotomias com picadores de gelo'
Getty Images via BBC
No início dos anos 1960, cerca de 500 lobotomias eram realizadas a cada ano no Reino Unido, contra 1,5 mil em seu pico.
Em meados da década de 1970, esse número caiu para cerca de 100-150 por ano, quase sempre envolvendo cortes menores e objetivos de tratamento mais precisos.
A promulgação da Lei de Saúde Mental de 1983 introduziu controles mais rígidos e mais supervisão.
Hoje, as operações psicocirúrgicas raramente são realizadas.
Para pior
Howard Dully, que foi lobotomizado por Walter Freeman aos 12 anos, diz que tenta evitar pensar em como sua vida poderia ter sido diferente se ele não tivesse passado pelo procedimento, por medo de ser dominado pela raiva.
"Tentei reconstruir minha vida. Levei muito tempo", explica.
"Tive muitos problemas quando era um jovem adulto: drogas, álcool e atividades criminosas, tentando roubar e ganhar dinheiro, vencer na vida, então não foi fácil."
Dully diz acreditar que a operação, realizada porque ele confrontou sua madrasta, lançou uma sombra sobre todos os aspectos de sua vida.
"Você não vai até as pessoas e diz: 'Oi, eu fiz uma lobotomia', porque se fizer isso, elas não ficarão com você por muito tempo", diz ele.
Sessenta anos depois, ele pode se lembrar da operação com muitos detalhes.
"Eles levantaram o olho e foram até o canto, acertaram e sacudiram com essa coisa que parece um batedor de ovos", conta.
"É uma loucura para mim. Quer dizer, você está falando sobre um cérebro. Não deveria haver alguma precisão envolvida?"
'Tão sutil quanto um tiro na cabeça'
A lobotomia teve seus críticos desde o início, mas a oposição ficou mais forte à medida que os maus resultados se tornaram aparentes.
Descobriu-se que o procedimento de Walter Freeman, que inicialmente alegava uma taxa de sucesso de 85%, tinha, na verdade, uma taxa de mortalidade de 15%.
E quando os médicos investigaram os resultados de longo prazo, descobriram que apenas um terço dos pacientes havia experimentado alguma melhora, enquanto outro terço estava significativamente pior.
Um ex-defensor da lobotomia nos Estados Unidos afirmou: "A lobotomia não era menos sutil do que um tiro na cabeça."
Lobotomia rendeu a Egas Moniz Prêmio Nobel de Medicina.
Getty Images via BBC
Dezenove anos atrás, um grupo de médicos e vítimas de lobotomia e suas famílias fizeram campanha para que Egas Moniz fosse destituído do Prêmio Nobel.
A Fundação Nobel, cujo estatuto declara que seus prêmios não podem ser retirados, recusou.
Olhando para trás, como devemos ver as pessoas que realizaram esse controverso procedimento médico?
"Esse negócio de dividir os médicos em heróis e vilões está errado. Somos todos uma mistura dos dois, somos um produto de nosso tempo, nossa cultura, nosso treinamento", diz Henry Marsh.
"A geração de cirurgiões que me treinou tinha eu não diria poderes divinos, mas uma autoridade enorme, ninguém os questionava ou interrogava. Posso pensar em algumas das pessoas que me treinaram que eram, acima de tudo, pessoas decentes, e foram corrompidos por este poder e se tornaram um pouco monstros como resultado", conclui.
Esta reportagem foi publicada originalmente em fevereiro de 2021 e republicada em dezembro de 2025
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Olá , seu pedido foi enviado com sucesso, obrigado!
Anunciantes
anuncie aqui
Personal diet Alcance a sua melhor versão Pacote de marmitas personalizadas, elaboradas de acordo com a dieta do cliente, com o objetivo de proporcionar praticidade, melhorar aderência a alimentação saudável, além de trazer resultados significativos e duradouros, com um novo conceito de marmitas fit! Nutricionista Jeise Veríssimo
ANDRADES PIZZARIA... UMA FAMILIA SERVINDO A SUA FAMILIA!! O SERGINHO E SUA EQUIPE ESPERAM POR VOÇÊ.
PROEST TUPÃ
PIZZARIA DU CHEFF( de pizza a gente entende)
VIA DIGITAL ASSISTENCIA TECNICA.
MERCADO MARABA MELHOR PREÇO NÃO HAAA!!
RESTAURANTE LA EM CASA
CADA SILVA A LOJA DO VERDADEIRO COWBOY
MORETTI MIX MAIS QUE CONVENIENTE (ATACADO E VAREJO)
COCO PIRA TUPÃ / DISTRIBUIDORA PARA ATACADO E VEREJO DE GELODE SABORES PARA COMERCIO,EVENTOS E FESTAS. INFORMAÇOES E VENDA TEL E WHATS (14) 99743-0411
AUTO VIDROS TUPÃ / LATARIAS E ACESSORIOS EM GERAL./// LATARIAS,PARABRISAS,PARA-CHOQUES,FAROIS,ALARMES,E ACESSORIOS EM GERAL.
EMPORIO MW10, ,A SUA LOJA EM ROUPAS E ACESSORIOS MASCULINA!! VENHA CONHECER!!!
VIVO VARGAS , parceiro VIVO EMPRESAS.
TUBOSFER aquí você encontra metalon, chapa para calhas, chapa galvanizadas, ferragens, TELAS artísticas , alambrados e
FARMAIS NOITE E DIA
RADIO TUPã 97,7
PV CALÇADPS IMPORTS E VICENTINA CONFECÇÕES PV CALSADOS E VICENTINA CONFECÇÕS, AQUI VOCÊ AS NOVIDADES DA MODA MASCULINA E FEMININA EM ROUPAS E CALÇADOS, TEMOS TENIS E SANDALIAS DAS MELLHORE MARCAS E SEMPRE COM OS GRANDES LANÇAMENTOS EM CONFECÇÕES E CALÇADOS, TEMOS CALÇAS,CAMISETAS ,SHORTS,CONJUNTOS E MUITO MAIS! HAAA CONTAMOS TAMBEM COM PERFUMARIA ENCLUZIVE PERFUMES AREBES ALEM DE ELETRONICOS E BRINQUEDOS COM PREÇOS IMBATIVEIS , PARCELAMOS TUDO EM ATE 10X SEM JUROS NO CARTÃO. VEMHA PARA PV CALSADOS IMPORTS E VICENTINA CONFECÇÕES. RUA FELIPE BISPO ,275 FONES E WHATS 14 99652 3751 OU 99643 4471 EM TUPÃ a pv calçados inports deseja a todos um feliz natal e um lindo 2026!
AGUA DOCE CONVENIÊNCIA -ATENÇÃO TUPÃ E REGIÃO! !!VOCÊ PROPRIETÁRIO DE BAR E RESTAURANTE QUE BUSCA UM ATENDIMENTO PERSONALIZADO , A ÁGUA DOCE CONVENIÊNCIA TEMOS AS MELHORES MARCAS DE CERVEJAS COM PREÇOS ESPECIAIS E O MELHOR ENTREGAMOS GELADINHA PRONTA PARA A VENDA NO SEU COMERCIO, E NÃO PARA POR AI... CONTAMOS COM CHOPP BRAHMA E ANTÁRTICA A PRONTA ENTREGA PARA ,FESTAS, ANIVERSÁRIOS ,CASAMENTOS E EVENTOS EM GERAL COM ENTREGA PARA TODA REGIÃO VENHA NOS VISITAR E CONHECER A NOSSA LOJA, VOCÊ VAI SE SURPREENDER COM A VARIEDADE, TEMOS CHOPEIRAS PARA LOCAÇÃO, UTENSÍLIOS PERSONALIZADOS E NOSSAS CACHAÇAS ENVELHECIDAS E MUITO MAIS, TUDO COM A QUALIDADE ÁGUA DOCE CONVENIÊNCIA ,RUA NHANBIQUARAS 371 TELEFONE E WHATS 14 34412581 E 99102 7679 AGUA DOCE CONVENIÊNCIA, QUALIDADE E TRADIÇÃO E O MELHOR ATENDIMENTO DA REGIÃO.
DEPOSITO DE MATERIAS PARA CONSTRUÇAÕ PIRACICABA -- Atenção, você que vai construir ou reformar No Piracicaba Materiais para Construção, você encontra tudo do básico ao acabamento — com qualidade, preço justo, entrega facilitada e aquele atendimento que só quem entende do assunto pode oferecer... e tem mais: também trabalhamos com locação de caçambas e containers, pra deixar sua obra ainda mais prática e organizada. E o melhor: você parcela tudo no cartão SEM JUROS! Estamos te esperando na Rua Marília, número 3080. Piracicaba Materiais para Construção — tradição e confiança pra sua obra sair do jeito que você sempre sonhou! Vem pro Piracicaba!
CASA TRAVESSONI EVENTOS -Quando o seu evento é especial, ele merece um lugar à altura. A Casa Travessoni Eventos é o espaço ideal para aniversários, casamentos, eventos corporativos, confraternizações e qualquer celebração que você queira transformar em um momento inesquecível. Com ambiente amplo, climatizado, estrutura moderna, iluminação perfeita, espaço para cerimonial ao ar livre e todo o conforto que seus convidados merecem, a Casa Travessoni Eventos está pronta para receber o seu grande dia do jeito que você imagina. Venha conhecer, se encantar e garantir sua data. A Casa Travessoni Eventos fica na Rua Severino Ferreira de Oliveira, 513. Informações e reservas pelo WhatsApp (14) 99172-3849. visite no nosso stragan casa_travessoni_eventos e conheça o lugar que seu evento se tornara inesquecivel Casa Travessoni Eventos… o cenário perfeito para celebrar a vida.
CASA DA CAMINHONETE -EM TUPÃ VOCÊ CONTA COM A CASA DA CAMINHONETE, Especializada em toda Linha para Pick-ups Ford, Toyota, Nissan, Chevrolet, Volkswagen, como objetivo deixar sua caminhonete de cara nova. Aqui vc encontra toda variedade de farois, lanternas, grade, capo, paralama e muito mais!, E para quem quer transformar sua bruta, temos também todos os kits transformação fazendo com que ela se torne uma verdadeira maquina em seu novo designer. Corra para Casa da Caminhonete rua brasil 1650 fones 14 99887-7355 ou 14 3441 4300 casa da caminhonete ,Aqui sua caminhonete se sente em casa!
MUNDO ANIMAL RAÇÕES-Você sabia que o bem-estar dos seus animais começa com a escolha certa de alimentação e cuidados especiais? O MUNDO ANIMAl RAÇÕES é o lugar ideal para você que ama seus bichos de estimação e quer oferecer a melhor qualidade para eles! Temos rações para cães, gatos, roedores, aves e outros animais, sempre com as melhores marcas e qualidade. E mais! Aqui você encontra também pássaros ornamentais de diversas espécies, com a garantia de um criador responsável. E não para por aí! Oferecemos uma grande variedade de acessórios para deixar a vida do seu pet ainda mais confortável e divertida: gaiolas, brinquedos, camas e muito mais! Tudo para cuidar, mimar e garantir a felicidade dos seus animais. *NA MUNDO ANIMAL RAÇÕES, você encontra tudo o que precisa para o seu pet e muito mais. Visite-nos e confira os melhores preços, com um atendimento especializado que entende as necessidades do seu amigo de quatro patas ou do seu pássaro querido! MUNDO ANIMAL RAÇÕES, rua marilia 2967-B EM FRENTE AO MÃO BRANCA, aqui o seu animal é tratado com todo o carinho que ele merece! Estamos esperando por você! O MUNDO ANIMAIS RAÇÕES
MANU PISCINAS- Está na hora de dar aquele cuidado especial à sua piscina! Sabia que a manutenção regular pode garantir água cristalina o ano inteiro? Aqui na MANU PISCINAS, oferecemos o melhor serviço de manutenção para piscinas, com profissionais qualificados e prontos para deixar a sua piscina impecável!" "Fazemos limpeza, manutenção de equipamentos, verificação e assistência técnica para motores, e temos todos os produtos que você precisa para manter sua piscina sempre limpa e saudável! E também temos acessórios tudo isso com agilidade e a melhor qualidade." "E o melhor: com preços que cabem no seu bolso! E ATENÇÃO A MANÚ PISCINAS NÃO ESTA MAIS NA AVENIDA TAPUIAS, AGORA A MANÚ PISCINAS ESTA EM NOVO ENDEREÇO EM AMPLAS E MODERNAS ESTALAÇÕES AO LADO DO BANCO SICRED EM FRENTE AO ANTIGO POSTO SÃO CRISTOVÃO NA AV TABAJARAS 1218 venha e aproveite nossas ofertas incríveis! Não deixe para amanhã, cuide da sua piscina hoje mesmo!": "Venha até MANÚ PISCINAS e garanta uma piscina sempre pronta para o lazer da sua família. [AV TABAJARAS 1218 OU LIGUE 14 99606 3901 MANU PISCINAS , sua piscina em boas mãos!"
PASTEL DO GORDINHO- O MELHOR PASTEL DE TUPÃ E REGIÃO! DOMINGO ,QUARTA E QUINTA NA BARRACA DA FEIRA E DE SEGUNDA ,TERÇA E SEXTAFEIRA PEÇA NO DELIVERY.