PEC da Blindagem: Casamento entre Centrão e bolsonarismo é perverso para o Brasil, avalia Fenando Abrucio
19/09/2025
(Foto: Reprodução) O significado do avanço da anistia
A Câmara dos Deputados aprovou nesta semana dois projetos que, segundo analistas, beneficiam a classe política e distanciam a casa do povo: a PEC da Blindagem e a anistia aos golpistas do 8 de janeiro, que já está assumindo outra forma e sendo chamada de Projeto da Dosimetria.
Em entrevista ao podcast O Assunto desta sexta-feira (19), o cientista político Fernando Abrucio, professor da FGV-SP, diz que as aprovações fazem parte de um “casamento perverso” entre parte do Centrão e o bolsonarismo.
“Esta aliança é uma aliança de ocasião. Um quer, na verdade, garantir a possibilidade de chegar ao poder e não respeitar a democracia. O outro quer continuar sendo a grande balança do poder, mas em troca ganhando direitos antirrepublicanos, uma capacidade de usar o recurso público e não ser investigado pela justiça, que nem em nenhuma democracia há. Portanto, esse casamento de ocasião é um casamento perverso para a sociedade brasileira”, afirmou Abrucio.
Para ele, a aliança tem objetivos distintos, mas complementares: de um lado, garantir espaço para práticas antidemocráticas; de outro, assegurar privilégios e imunidades que enfraquecem os mecanismos de fiscalização e punição de parlamentares.
A PEC da Blindagem foi aprovada em votação rápida e amplia proteções para deputados e senadores em processos cíveis e criminais. O texto é visto por entidades da sociedade civil e especialistas como um retrocesso para a democracia, ao dificultar a responsabilização de políticos e reforçar a criação de uma “casta” de parlamentares acima da lei.
Abrucio avaliou ainda que a aproximação entre Centrão e bolsonarismo, exemplificada pela nomeação de Eduardo Bolsonaro como líder da minoria, é sustentada pelo medo de investigações e pela tentativa de manter impunidade em casos que vão de irregularidades no uso de emendas parlamentares a crimes mais graves.
A proposta agora segue para o Senado, onde precisará de 49 votos em dois turnos de votação. A expectativa é que a resistência seja maior, já que a renovação de dois terços das cadeiras em 2026 torna a aprovação de medidas impopulares mais arriscada para os senadores.
Enquanto isso, a reação negativa da sociedade já se manifesta nas redes sociais, onde termos como “PEC da Bandidagem”, como foi apelidada a PEC da Blindagem -- que os deputados chamam de PEC das Prerrogativas -- chegaram aos assuntos mais comentados. Para Abrucio, a repercussão pode ter peso eleitoral.
"Muita gente do Centrão vai perder voto e quem se aliar a ele, inclusive candidatos presidenciais", diz Abrucio. "Porque tem gente com medo do processo relacionado à garantia do Estado Democrático de Direito, na verdade, com medo de perder o seu grande líder eleitoral, que é o ex-presidente Jair Bolsonaro", continua.
De acordo com o especialista, este é um descolamento que tem reflexos para a população e para os poderes Executivo e Judiciário, expondo uma tensão crescente em Brasília, o que chama de o "pior momento da Câmara desde a redemocratização”.
O que você precisa saber:
BLOG DO VALDO CRUZ: Governo Lula foi derrotado, mas oposição teve 'vitória pela metade' na urgência da anistia
TIRE DÚVIDAS: Qual a diferença entre anistia e indulto? O que prevê o projeto?
DO PL AO PT: Com resistência, PEC da Blindagem não deve avançar no Senado
VOTO SECRETO DA PEC DA BLINDAGEM: Veja como votaram deputados e partidos
O Assunto é o podcast diário produzido pelo g1, disponível em todas as plataformas de áudio e no YouTube. Desde a estreia, em agosto de 2019, o podcast O Assunto soma mais de 168 milhões de downloads em todas as plataformas de áudio. No YouTube, o podcast diário do g1 soma mais de 14,2 milhões de visualizações.
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Sarah Resende, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Carlos Catelan. Apresentação: Natuza Nery. Neste episódio colaborou também: Bervelin Albuquerque.
Câmara aprova urgência em projeto da anistia
Bruno Spada / Câmara dos Deputados
Olá , seu pedido foi enviado com sucesso, obrigado!
Anunciantes
anuncie aqui
Personal diet Alcance a sua melhor versão Pacote de marmitas personalizadas, elaboradas de acordo com a dieta do cliente, com o objetivo de proporcionar praticidade, melhorar aderência a alimentação saudável, além de trazer resultados significativos e duradouros, com um novo conceito de marmitas fit! Nutricionista Jeise Veríssimo
ANDRADES PIZZARIA... UMA FAMILIA SERVINDO A SUA FAMILIA!! O SERGINHO E SUA EQUIPE ESPERAM POR VOÇÊ.
PROEST TUPÃ
PIZZARIA DU CHEFF( de pizza a gente entende)
VIA DIGITAL ASSISTENCIA TECNICA.
MERCADO MARABA MELHOR PREÇO NÃO HAAA!!
RESTAURANTE LA EM CASA
CADA SILVA A LOJA DO VERDADEIRO COWBOY
CASA SILVA A LOJA DO VERDADEIRO COWBOY
MORETTI MIX MAIS QUE CONVENIENTE (ATACADO E VAREJO)
MOTO PEÇAS E BORRACHARIA FORMOSA
COCO PIRA TUPÃ / DISTRIBUIDORA PARA ATACADO E VEREJO DE GELODE SABORES PARA COMERCIO,EVENTOS E FESTAS. INFORMAÇOES E VENDA TEL E WHATS (14) 99743-0411
AUTO VIDROS TUPÃ / LATARIAS E ACESSORIOS EM GERAL./// LATARIAS,PARABRISAS,PARA-CHOQUES,FAROIS,ALARMES,E ACESSORIOS EM GERAL.
PARADISE MOTEL . VENHA VIVER MOMENTOS INESQUECIVEIS COM A PESSOA QUE VOCÊ AMA.
CONVENIÊNCIA MARILIA / ZÉ DELIVERY --- A SUA CONVENIÊNCIA PREFERIDA
CONVENIÊNCIA TAMOIOS / ZÉ DELIVERY----- A SUA CONVENIÊNCIA PREFERIDA
EMPORIO MW10, ,A SUA LOJA EM ROUPAS E ACESSORIOS MASCULINA!! VENHA CONHECER!!!
VIVO VARGAS , parceiro VIVO EMPRESAS.
ESPETINHO DO DIEGO
ELAINE CALÇADOS , CALÇADOS MASCULINOS,FEMININOS,INFANTIL, ADULTO, SOCIAL E ESPORTIVOS.
BRANCO GUINCHOS (SOCORRO 24 H0RAS)
TUBOSFER aquí você encontra metalon, chapa para calhas, chapa galvanizadas, ferragens, TELAS artísticas , alambrados e
FARMAIS NOITE E DIA
RAPA ENTULHO materiais para construção rua marilia 2880 fone 14 3496 1950